Ônibus especiais circulam pelas principais atrações de Gramado e Canela - Foto: Sandro Seewald

Por Editoria Férias Brasil

A melhor maneira de circular por Gramado é de carro - algumas atrações ficam afastadas do centro. Mas atenção! Não há semáforos e o trânsito é ordenado pelas rótulas, como são conhecidas as rotatórias que se encontram, na maioria, ao longo das avenidas principais: a Borges de Medeiros e a das Hortênsias. Ao vistar uma faixa, reduza para os pedestres atravessarem. Para conhecer os pontos turísticos mais próximos da área urbana, uma opção é fazer o passeio de jardineira, que passa pelo Vale do Quilombo e o Lago Negro, entre outros locais interessantes. 

Na hora das compras, ande a pé pela Avenida Borges de Medeiros e rua Coberta. Já quem pretende incluir um tour rural no programa, uma boa pedida é a "Princesinha", um ônibus da década de 50 que leva às propriedades de famílias de imigrantes. 

Em 2013 chegaram os Bustour, ônibus panorâmicos com dois andares, similares aos usados na Europa e principais cidades turísticas do mundo, que circulam por 30 atrativos de Gramado e Canela seguindo uma rota definida. Cada um dos quatro modelos oferece 68 lugares, sendo 54 no andar de cima e 14 na parte inferior, além de compartimento para bicicletas e rampa. Os passageiros terão a possibilidade de permanecer o tempo que quiserem em cada atração - com os tickets diários, podem embarcar e desembarcar nos pontos específicos durante todo o dia. Os bilhetes podem ser adquiridos nas lojas Brocker Turismo em Canela e Gramado e também nos ônibus. Tel: (54) 3282-5400 / 3286-5405.

Já em 2017 foi a vez do Velo, um triciclo elétrico que permite explorar a cidade de maneira charmosa, confortável e sustentável. A engenhoca circula pela principal avenida da cidade, a Borges de Medeiros, mas ideia é expandir o projeto para outros locais da cidade, como o Lago Negro. O passeio é oferecido todos os dias da semana, entre 13h e 19h30, com embarque e desembarque livre em qualquer dos pontos. Cada triciclo comporta dois passageiros, além do motorista.