Dicas de passeios (174)

Enviadas por quem já esteve lá | Já esteve lá? Envie suas dicas
Dicas em destaque Mais recentes
Todas as categorias
Jericoacoara - Como chegar e dicas de hospedagem
Amanda Belmonte
Dica enviada por Amanda Belmonte
Esteve lá a dois e achou Excelente!
Pousada Casa Alice - vista da varanda
Pousada Casa Alice - vista da varanda Enviada por Amanda Belmonte

Jericoacoara é um lugar definitivamente pitoresco. Estive lá por 5 dias e o sentimento que fica é de encantamento e aquela vontade de voltar!

Meu marido e eu optamos por fazer o roteiro por conta própria por 2 razões: economia e liberdade, já que os pacotes pra Jeri geralmente não são baratos e contemplam poucos dias (2 a 3).

Ficamos apenas um dia em um hotel na praia de Meireles, em Fortaleza, já que o vôo chegava às 12h e pegaríamos o ônibus pra Jeri somente no dia seguinte, às 8h30. Esse trajeto Fortaleza - Jeri pode ser feito por empresas de transporte (ônibus) ou alugando um veículo 4x4 (pelo que pesquisei, não fica por menos de R$ 600,00). Optei pelo ônibus e a passagem pela Fretcar saiu por 70,00, ou seja, muito mais barato e o ônibus é super confortável: ar, wi-fi, espaçoso.

Importante: O ônibus Vip da Fretcar sai da rodoviária, faz uma parada no aeroporto e depois na Av. Beira Mar em frente ao Hotel Praiano por volta de 8h40, então o melhor lugar pra se hospedar é na praia de Meireles onde fica o Praiano e também a feirinha de artesanato da Beira Mar (ótima!).

A passagem da Fretcar pode ser comprada pelo site (www.fretcar.com.br).

O trajeto Fortaleza - Jeri é dividido em 2 etapas: a primeira de ônibus até Jijoca com duração de aproximadamente 5h com uma parada pro almoço em Acaraú. A segunda etapa é feita via jardineira (ou pau de arara como alguns preferem!) já que parte do trajeto é feito por dunas e pela praia, mas dura aproximadamente 1h e acaba sendo divertido!

Na chegada a Jeri já dá pra perceber o quão pitoresca ela é: não tem asfalto, as ruas são todas de areia e não tem postes nem fiação elétrica pelas ruas, é tudo subterrâneo! A jardineira nos deixa próximo à praça central e como Jeri é uma vila com apenas 4 ruas e os becos que ligam umas às outras, então é tudo bem tranquilo, mas é bacana se hospedar em pousadas que fiquem mais próximas da praia e dos restaurantes (como não há postes de iluminação pelas ruas, a noite a luz vem dos restaurantes, lojinhas e pousadas).

Ficamos hospedados numa pousada que foi indicação de uma amiga: Pousada Casa Alice (http://www.casalice.com), fica em frente a praça principal e a uns 200 metros da praia. A pousada é ótima, quarto e banheiro espaçosos, ar, tv, cofre (de graça), wi fi e rede na varanda, a piscina é pequena, mas o lugar é lindo, cheio de árvores, super bem cuidado e o café da manhã é simples, mas muito bom!

Na volta para Fortaleza, também via Fretcar, escolhemos a opção de passagem das 22h30 pra poder aproveitar um pouquinho mais de Jeri. E apesar do trecho com a jardineira ser totalmente no escuro, foi super tranquilo.

Chegamos em Fortaleza às 5h20 da manhã, antes até do previsto que era às 5h40.

209 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Duna do Por do Sol - O maior espetáculo da natureza
Usuário sem foto
Dica enviada por Clau Costa
Esteve lá a dois e achou Excelente!
Todos sentam na duna para ver o por do sol
Todos sentam na duna para ver o por do sol Enviada por Clau Costa

Ir à Jeri e não assistir ao por do sol de cima da duna do por do sol é como não ir lá. Por volta das 17h as pessoas já começam a subir a duna. Parecem formiguinhas de longe. A caminhada é curta, mas é bom subir uma meia hora antes do por do sol e ficar sentadinho lá esperando o grande momento. Todo mundo para pra ver a maravilha do fim de tarde, a mudança de cores no céu, e no final bate palmas. Um show. ;)))

O que você achou desta dica? Pouco útil Útil Muito útil

Praia de Jeri - Pé na areia - a praia na saída do quarto
Usuário sem foto
Dica enviada por Clau Costa
Esteve lá a dois e achou Excelente!
Pedra furada
Pedra furada
Enviada por Clau Costa

A Praia de Jeri é limpa, mas não é tão bonita porque a areia não é branca, mas um mergulhinho todo dia cai bem, afinal a temperatura é ótima e ela tava ali olhando pra mim no café da manhã de todo dia do Hotel My Blue Jeri. Então o bom é aproveitar ao máximo. Ali é possível praticar SUP, Windsurf ou KiteSurf - há várias empresas oferecendo o aluguel e as aulas. Mas se você não é do tipo que se movimenta nas férias, pode praticar levantamento de copo sentadinho em uma das barracas e ficar só observando os tombos da galera na água. ;)) 


De manhã cedo pode acompanhar a chegada dos pescadores com seus peixões e no final da tarde ir para a Duna do Por do Sol assistir ao maior espetáculo da natureza. Na praia de Jeri, é possível ainda fazer cavalgadas e passeio de barco até a Pedra Furada. Aliás, o passeio para a Pedra Furada é uma furada, portanto aconselho ir de barco só para tirar uma foto com ela (do barco mesmo) e voltar.;))

O que você achou desta dica? Pouco útil Útil Muito útil

Lagoa do Paraíso - Lagoa Paraíso é o melhor passeio de Jeri
Usuário sem foto
Dica enviada por Clau Costa
Esteve lá a dois e achou Excelente!
Água Transparente
Água Transparente
Enviada por Clau Costa

Pensa num lugar de areia muito branca, água azul cristalina, restinga preservada, barraca com boa estrutura e bem inserida na natureza: imaginou um bela praia né? Pois é assim: a Lagoa do Paraíso parece uma praia, mas é uma lagoa. Linda. Esse passeio é imperdível e se você só tiver um dia em Jeri, é para lá que você deve ir. Fiquei na barraca Alchymist, a que possui melhor estrutura e valeu super a pena. O lugar faz jus ao nome: é realmente o paraíso. Também há redes na água, um bom peixe para se comer e muito sol para se bronzear. Interessante é fazer o passeio de jangada que leva até a Lagoa Azul. 


Não compensa fazer outra parada na Lagoa Azul - trata-se de uma emenda da Paraíso, menos bonita. Recomendo apenas passar por ela de bugre ou de barco. Nas lagoas, é possível praticar o Stand Up Paddle (SUP), mas é preciso ficar atento se compensa mesmo por causa dos fortes ventos. Se a pessoa for iniciante no esporte e/ou mal preparada fisicamente, remar contra o vento significa não sair do lugar. Na volta da Lagoa Paraíso, vale um mergulhinho na Praia do Preá e uma paradinha para foto deitada na árvore da preguiça. ;))

O que você achou desta dica? Pouco útil Útil Muito útil

Bugue até a praia de Tatajuba - Passeio foi bom pelas surpresas no caminho
Usuário sem foto
Dica enviada por Clau Costa
Esteve lá a dois e achou Excelente!
Dunas Coloridas.
Dunas Coloridas.
Enviada por Michel

A Lagoa de Tatajuba não é bonita, não se enganem. Mas o passeio vale a pena porque o caminho até lá é divertido. Fazemos uma travessia de rio com a balsa levando os bugres, passamos pelo mangue seco que é bem interessante de se ver, damos uma paradinha para a agua de coco em um lugar simples, mas com histórias interessantes. Foi lá que tirei fotos com uma maritaca e filmei porcos comendo cocos. Ali também é possível comprar enfeites e luminárias feitas de escamas de peixes. Uma parada legal é a duna do Funil onde se pode praticar o esquibunda e cair na lagoa do Funil. Fiquei com muito medo, mas fui assim mesmo. Lá em Tatajuba, tem aquelas redinhas na água e um restaurante simples, mas que faz um bom peixe e uma caipirinha deliciosa. ;)

2 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

A vila de Jeri - Charme e simplicidade
Usuário sem foto
Dica enviada por Clau Costa
Esteve lá a dois e achou Excelente!
A pracinha
A pracinha
Enviada por Clau Costa

Andar pela vila de Jeri é sempre uma descoberta. Não é tão pequena como se imagina antes de ir a primeira vez. Se você ficar uma semana por lá, todos os dias conhecerá uma rua nova, um lugar aconchegante para parar, beber, comer, ouvir uma música. Aliás, muitos bares em Jeri têm música ao vivo. Os estabelecimentos locais parecem querer empregar todos os músicos. Alguns como o Samba Rock oferece uma MPB da melhor qualidade. Andar pela vila (sempre de Havaianas) é carregar a areia de brinde e descobrir cantinhos surpreendentes. Antes de voltar para o Hotel sempre sentava na pracinha para admirar a lua. A lua é sempre brilha mais forte em Jeri, pois não há iluminação pública. A claridade vem dos estabelecimentos. Mas a energia elétrica é subterrânea. Não há postes. Mais um charme para essa vila inesquecível.

1 pessoa achou esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Jericoacoara - Jeri e seus encantos...
Ilka Oliveira
Dica enviada por Ilka Oliveira
Esteve lá a dois e achou Excelente!
A Lagoa do Paraíso!
A Lagoa do Paraíso!
Enviada por Ilka Oliveira

Eu já tinha lido muito sobre esse lugar mágico, mas só indo lá pessoalmente para entender e ver os encantos de Jeri.

Vou tentar dar dicas bem esclarecedoras e sinceras.

Como fazer para chegar nesse paraíso?

As principais opções são: pegar um ônibus que sai de Fortaleza que para em Jijoca de Jericoacoara (município que abriga o Parque de Jericoacoara). De Jijoca, os turistas seguem de pau de arara ou jardineira para entrarem em Jeri. É a opção mais barata para quem está sozinho ou está viajando em casal. Em média, o ônibus sai por 60 reais.

A outra opção é ir numa hilux 4x4, que te busca no aeroporto, e vai direto para Jeri. Há várias empresas que fazem esse transfer. A média de preço está na faixa de 450 reais. Se você está viajando com mais de uma pessoa, é a melhor opção, porque dá para dividir, e o trajeto é um pouco mais rápido. Muitas empresas, antes de chegarem em Jeri, passam por lindas praias cearenses, pouco exploradas pelo turismo. Só que esse transfer, passando pela via costeira, já fica mais caro, em torno de 800 reais. Não fiz esse transfer pelas praias, fui direto para Jeri, mas como eu disse, se você está com mais de uma pessoa, vale a pena, pois as praias incluídas neste roteiro são lindas. O transfer passando pela via costeira também pode ser feito de Jeri até Fortaleza. Só um esclarecimento: 450 reais incluem só a ida, a volta não. Se for pela via costeira, a média de 800 reais também é só a ida.

Em Jeri, há várias pousadas, desde as mais simples até as mais modernas. Vai do gosto de cada um. Como eu gosto de fazer passeios todos os dias, eu escolhi uma pousada simples, mas bem localizada, perto do centrinho de Jeri. Se você quiser relaxar mais, curtir uma piscina, etc, também há pousadas e hotéis ótimos para isso.

Jeri é um parque ecológico muito preservado, e não se trata só de uma praia (como eu pensava anteriormente), e sim, belezas naturais situadas numa região.

A praia principal de Jericoacoara, perto da vila, tem como principal atrativo a Duna do Pôr do Sol. Esta enseada não é tão bonita como as outras atrações da região, porém, o seu pôr do sol realmente é lindíssimo. Você pode apreciá-lo do alto da imensa duna que ali se encontra, ou mesmo da praia. Aprecie pelo menos uma vez o pôr do sol de Jeri. Com certeza, você não vai se arrepender. Depois do pôr do sol, há uma apresentação de capoeira na praia, que complementa esse momento mágico.

A Praia da Malhada é um pouco mais afastada do centro de Jeri, mas dá para ir caminhando para chegar lá. A praia é linda, muito bem preservada. Não tem barracas, restaurantes, ou coisas do tipo. Dá para tomar um banho de mar maravilhoso, estender a canga embaixo dos coqueiros que tem por lá, e relaxar. Tudo é bem natural. Não se esqueça de levar água e outras coisas que forem necessárias.

A Pedra Furada é uma formação geológica realmente muito incrível. É uma obra natural da mãe natureza. Vale a pena ver, mas...tem que fazer um esforço para chegar lá. Opções: você vai caminhando da Praia da Malhada até a Pedra (em torno de uma hora e meia); ou você pega um buggy que deixa próximo à Pedra (mas mesmo assim, o buggy para num ponto que você tem que caminhar pelo menos uns quarenta minutos até lá); ou ainda, você pode ir de charrete que sobe uma espécie de serra, que para num determinado ponto, e de lá você desce, até chegar à Pedra, em torno de 10 minutos. Essa descida/subida é bem cansativa. Vale a pena, mas como eu disse, tem que fazer um esforço, e ter preparado físico.

As lagoas de Jeri são uma atração à parte. Uma dica é conhecer as lagoas Azul e a do Paraíso no mesmo dia. O roteiro também pode passar pela árvore da preguiça e pelas maravilhosas dunas do Parque de Jeri. Geralmente, o passeio da Lagoa da Torta é feito em outro dia, e o roteiro inclui mangues secos, dunas, observação de cavalos marinhos num riozinho que tem por lá, visita ao município de Tatajuba, antes de chegar à Lagoa da Torta. A Lagoa do Paraíso, atualmente, é a mais bonita das lagoas. Uma dica: se quiser ficar só na lagoa do Paraíso, negocie com motoristas de caminhonetes que ficam no centro de Jeri, pois o preço sai mais em conta. A lagoa do Paraíso é grande, por isso, se preferir mais sossego, procure o lado menos badalado da lagoa. Todas as lagoas de Jeri têm redes dentro da água. Tomar sol nas redes das lagoas de Jeri é sensacional: você vai se sentir no paraíso!

A noite na vila de Jeri é muito boa. O céu estrelado de Jeri é lindo. Há barzinhos com músicas ao vivo, lojinhas, tem o dia do forró, tem o dia do samba, etc. Você pode ir a todos os lugares a pé, pois tudo é perto. Você faz amizades, conhece outras pessoas, muitas delas de outros países (há milhares de estrangeiros em Jeri), enfim, o astral de Jeri é ótimo. As ruas de Jeri são de chão de areia, por isso, nada de saltos, só chinelinho, roupas leves, simples. Não precisa lotar a mala. Leve o básico.

Uma dica importante é levar dinheiro em espécie. As pousadas, lojas e restaurantes aceitam cartões, mas os passeios só são pagos em dinheiro. Dá para sacar dinheiro nos Correios de Jeri (mas pouco), ou em Jijoca, que tem caixas eletrônicos. Em Jeri não há caixas eletrônicos, por isso, vá preparado.

Jeri é um lugar lindo, que te conquista aos poucos, e deixa uma saudade incrível depois. Vale a pena conhecer esse pedacinho do paraíso.

Boa viagem!

493 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Lagoa do Paraíso - É um Paraíso!!!!
Mariela
Dica enviada por Mariela
Esteve lá sozinho e achou Excelente!
Sítio Paraíso é o segundo restaurante.
Sítio Paraíso é o segundo restaurante. Enviada por Mariela

O mais barato para chegar de Jericocoara à Lagoa do Paraíso são as camionetes que estão na Rua Principal de Jericoacoara. Só paga 12,50 reais para ir e 12,50 para voltar. Levam aproximadamente 10 pessoas, mas às vezes não ficam lotadas. A viagem são 25 km aprox. Desde muito cedo 7:30 da manhã já tem camionetes na Rua Principal. Para voltar da Lagoa do Paraíso até Jericoacoara convém que esteja esperando a camionete às 15:00 ou 15:30 aprox, pois mais tarde pode ficar sem transporte para voltar.

Na Lagoa do Paraíso eu fui a Sítio Paraíso, mas só comprei un suco (10 reais), a comida demora muito e você vai perder muito tempo esperando-a. Recomendo levar água, castanhas de caju, óculos, protetor, chapeu e a desfrutar das redes e desse paraíso.

83 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Praia de Jericoacoara - Dica sobre a Pedra Furada e outras atrações de Jeri
Amanda Belmonte
Dica enviada por Amanda Belmonte
Esteve lá a dois e achou Excelente!
Jeri
Jeri
Enviada por Fabiana

Os passeios tradicionais em Jeri são: Lagoas Azul e Paraíso e Lagoa de Tatajuba. De bugue, 4 pessoas fica 50 reais pra cada, bem mais barato que em Natal (há 2 anos pagamos 80 por pessoa). Porém na semana que fomos estava chovendo, então só fizemos o passeio pra Lagoa Paraíso (aquela das redes dentro d'água), mas caiu um temporal quando chegamos lá e não conseguimos aproveitar o passeio. Os meses de chuva em Jeri são de Fevereiro a Maio, então é melhor programar a viagem para os outros meses.

A Pedra Furada, símbolo de Jeri, não fica na praia de Jeri, mas em uma praia entre Jeri e a praia do Preá. Caminhando, leva mais ou menos uma hora. Se a maré estiver baixa dá pra ir pela praia, senão o caminho é pelo Serrote, um morro onde fica o farol e de lá se tem uma vista linda da praia, porém quando fomos o caminho pelo Serrote estava bem deserto, então talvez seja melhor procurar outras opções como: charrete ou de bugue. Uma parte do trajeto na praia tem que ser feita a pé, pois é cheia de pedras e não tem como passar de outra forma, mas nessa parte sempre tem bastante gente e é tranquilo. A Pedra Furada é linda, mas no trajeto há várias outras formações de pedras incríveis, fora as piscinas naturais que se formam entre as pedras na beira da praia.

Outro símbolo de Jeri é a duna do pôr do sol, essa sim ao lado da praia de Jeri e com uma vista espetacular do alto. A subida é tranquila, só cansa um pouco pela areia fofa que exige um pouco mais de esforço, mas vale muito a pena! Todas as tardes o alto da duna fica lotado de gente pra assistir o pôr do sol, mas em qualquer direção que se olha, a vista é linda. Descendo a duna pelo lado oposto da praia de Jeri, há uma praia praticamente deserta com várias piscinas naturais que se formam na areia, lindo!

Em relação a vila de Jeri, tudo é muito bonito, desde as fachadas dos restaurantes (principalmente a noite) até à praça central com aquela réplica do barquinho com a vela Eu amo Jeri por isso eu cuido. Também há várias lojinhas de artesanato, mas o preço da maioria das coisas é bem superior ao da feirinha de Fortaleza. Algumas coisas valem a pena, outras não. Visitamos alguns dos restaurantes mais conhecidos da vila e destaco os seguintes:

Tamarindo - fica no beco entre a Rua Principal e a Rua do Forró, o ambiente é lindo, tem um pé de tamarindo no meio do restaurante, daí o nome. A comida é maravilhosa, com muitas opções de pratos, o atendimento foi ótimo e o preço é coerente com o que o restaurante oferece, ou seja, não é o lugar mais barato, mas vale a pena.

Bistrôgonoff - fica no beco entre a Rua Principal e a Rua São Francisco. Bem menor e mais simples do que o Tamarindo, mas também é um dos principais restaurantes de Jeri, os pratos são ótimos e o preço mais acessível, vale a pena também.

Hamburgueria do Serafim - fica na Rua Principal, quase em frente a praça. Ambiente bem pequeno, mas o atendimento é muito bom e os lanches são enormes! Pra quem come pouco, tem opções menores (ainda bem!). O preço não é dos mais baratos, mas também vale a pena!

Casa na Pedra Sorveteria - também fica na Rua Principal, entre a praça e a praia. O sorvete é maravilhoso e eles servem de tudo, o lanche e as tapiocas são deliciosos também. E o melhor: o preço foi um dos mais baratos que encontramos! Vale muito a pena!

Na minha opinião, esses são destaques, mas gostamos também: Cantinho da Tapioca (muito bom!), Dona Amélia, Granola, Escondidinho e Bom de Boca (pra quem gosta de pizza com massa fininha!).

Em relação as formas de pagamento aceitas, em muitas dicas falavam que os estabelecimentos não aceitavam cartão, mas tive uma experiência diferente... a maioria dos lugares que fui aceitava cartão, acho que em apenas 2 lugares só aceitava dinheiro. De qualquer maneira é bom prevenir e sacar o dinheiro antes, porque lá não tem bancos, nem caixas eletrônicos, há apenas alguns estabelecimentos onde é possível sacar de determinados bancos, mas não sei como funciona.

88 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

Pousada Ibiscus, Jericoacoara, Ceará. - Muito recomendável!
Mariela
Dica enviada por Mariela
Esteve lá sozinho e achou Excelente!
Beleza de pousada, tranquila, limpa, simples e barata.
Beleza de pousada, tranquila, limpa, simples e barata. Enviada por Mariela

Pousada com ótimo custo benefício. Bonita, café da manhã simples mas muito gostoso. Pessoal Marcelo é muito atencioso. Perto de tudo, bom em Jericoacoara tudo fica perto. Quarto com TV, ar condicionado, colchão confortável, varanda com rede. Recomendável!

23 pessoas acharam esta dica ÚTIL ou MUITO ÚTIL.
Qual a sua opinião? Pouco útil Útil Muito útil

1 2 3 4 5 >
Mostrando 1 a 10 de 174 dicas sobre Jericoacoara