As lembranças dos tempos áureos do café estão preservadas em Vassouras, conhecida no século 19 como a Cidade dos Barões. No Centro, a pracinha principal é emoldurada por construções coloniais que abrigaram a Casa de Câmara e Cadeia (1849), a residência do Barão de Ribeirão (1860) e a Casa de Cultura (1844). 

O adro da igreja é palco para as encenações que contam a história do Império nos sábados pela manhã

Também a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, erguida em 1846, faz parte do cenário. O adro da igreja, aliás, é palco para as encenações que contam a história do Império nos sábados pela manhã, quando artistas se vestem de escravos, barões, baronesas... Ainda no Centro, não deixe de visitar o Museu Casa da Hera, uma chácara com objetos de época, como um piano francês de 1856.   

A história continua na área rural, através das fazendas onde era produzido o "ouro verde". Muitas estão abertas à visitação - com direito à lanche típico -, mediante agendamento prévio. 

Merece destaque a Cachoeira Grande, de 1820, repleta de relíquias. Antigo lar do Barão de Vassouras, um dos maiores produtores de café do Vale, fazenda teve a casa a principal totalmente reformada respeitando o formato original, abrigando hoje um museu de peças antigas. No final da visita, um cafezinho acompanhado de pão de queijo, bolo ou biscoitos caseiros fazem parte do programa!

Já a Cachoeira do Mato Dentro (1874) exibe na sala de jantar a mesa original, com capacidade para 40 pessoas. A Secretário faz o estilo neoclássico, com pinturas de 1830 nas paredes. Na Santa Eufrásia, também de 1830, é a única fazenda particular tombada pelo IPHAN no Vale do Café. É uma das construções históricas mais importantes da área, que conta com belo e extenso gramado na parte de frente da casa. 

E por falar em Eufrásia, o Mara Palace Hotel, no Centro, realiza o Chá com Eufrásia, aberto ao público. Na ocasião, o salão ganha ambientação ao estilo belle epoque e, para acompanhar as delícias do cardápio, regado a rabanadas e brioches, poesia de cordel e violão clássico.

Uaná Etê Jardim Ecológico: Bosque dos Sinos, no Jardim Uaná-Etê -
Uaná Etê Jardim Ecológico: Bosque dos Sinos, no Jardim Uaná-Etê - Foto: Lorena Zschaber
Em julho, as construções urbanas e rurais tornam-se palco para o Festival do Vale do Café. O evento tem intensa programação musical, com ritmos que vão do clássico ao samba, passando pelo chorinho e bossa-nova. Há apresentações também nas praças, igrejas e fazendas das cidades vizinhas, como Barra do Piraí, Valença, Piraí e Mendes.

Entre Vassouras e Paulo de Frontin, no distrito de Sacra Família, fica o Uaná Etê Jardim Ecológico. O espaço, cercado de mata Atlântica e repleto de bosques, gramados, deques, mirantes naturais, trilhas e lindos recantos, merece uma demorada visita, com direito a caminhadas guiadas pelas trilhas, piqueniques, concertos, escalda-pés, massagem, meditação, yoga.... Vale a pena ficar atento ao calendário de atividades!

Descubra as atrações e informações de Vassouras